quinta-feira, 27 de junho de 2013

A arte barroca!

 Em um tempo de infindáveis questionamentos sobre as visões teocêntricas e antropocêntricas, nasceu e desenvolveu o Barroco. Para aqueles que desejam entender o barroco, basicamente, é isso.
 A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens, nas naturezas mortas e nas cenas populares. Mas apesar disso, com o fortalecimento da igreja, os católicos passaram a utilizar a pintura como instrumento de divulgação da sua doutrina.

 O barroco é um movimento muito complexo e é bem complicado sua compreensão. Foi levado a sério pelos seus artistas muito enérgicos que utilizavam em suas obras um sensualismo exacerbado e uma idealização amorosa que abusava da semelhança das cenas retratadas do cotidiano, dos temas religiosos e das cenas mitológicas. Os artistas usaram técnicas tais como figuras desproporcionais ante a perspectiva e desenhos que eram intencionalmente assimétricos. Esses artistas interessavam-se mais em captar a idéia de espaço e movimento do que apresentar formas individuais perfeitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário