quinta-feira, 11 de julho de 2013

Manuel de Jesus Pinto

 Manuel de Jesus Pinto é um dos maiores pintores barrocos brasileiros, podemos destacar o fato de ter nascido escravo e que mais tarde foi alforriado. Não se sabe onde nem quando nasceu, mas sabe-se que morreu em Recife em 1817.
 No final do século 18 ingressou na Ordem Terceira do Carmo, deixando muitos quadros belos e valiosos para esta. Podemos destacar seus trabalhos como: dourador na Matriz de Santo Antonio, dourador e pintor da sacristia da Igreja da Ordem Terceira de Nossa senhora do carmo e decorador e pintor na Igreja de São Pedro dos Clérigos.



"Fundação da Igreja de São Pedro dos Clérigos"


4 comentários:

  1. nao sei, e tambem gostaria de saber
    to fazendo AGORA a porra de um trabalho de artes

    o qual envolve essa imagem

    e eu simplesmente NÃO SEI oq significa

    ResponderExcluir
  2. A passagem bíblica que Jesus diz a Pedro: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. As portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Eu te darei as chaves: tudo que ligares na Terra será ligado nos Céus e tudo que desligares na Terra nos Céus será desligado". Tal passagem é considerada no Catolicismo princípio do papado: poder que de Pedro vem até por hoje com Francisco. Tal imagem faz sentido ter no Templo recifense de São Pedro dos Clérigos pois é nele que se tem a cátedra do bispo metropolita: maior autoridade do Catolicismo na região.

    ResponderExcluir